SP (11) 9.6182-0035
PR (42) 9944-8892
gil@empresaverdebrasil.com.br

Mercado Livre de Energia


O que é o Mercado Livre de Energia?

É o mercado em que os consumidores podem escolher seu fornecedor de energia, negociando livremente um conjunto de variáveis como prazo contratual, preços, variação do preço ao longo do tempo e serviços associados à comercialização.
 
Ao participar do mercado livre o consumidor assume responsabilidades em relação a sua exposição aos preços da energia, mas tem oportunidade ser atendido de forma individual, conforme suas características de consumo, o que é impossível no mercado cativo.
 
O mercado livre, com sua capacidade de reconhecer a individualidade de cada consumidor em lidar com os riscos e oportunidades da comercialização de energia promove a inovação e o equilíbrio entre oferta e demanda com decisões descentralizadas sobre o consumo e a produção de energia.
 

Como funciona

Produtores entregam e recebem energia ao sistema, em seu centro de gravidade, assumindo parcela das perdas entre o ponto de geração e este centro de gravidade.
 
Consumidores, de forma análoga, entregam e recebem energia ao sistema, em seu centro de gravidade, assumido parcela das perdas entre este centro de gravidade e o ponto de consumo.
 
O sistema garante oferta e qualidade do produto.
 
Diferenças entre o contratado e o produzido ou consumido são liquidadas pelo Preço de Liquidação de Diferenças (PLD), definido em 4 submercados e 3 patamares de carga, por modelo computacional. 
 
Esta liquidação é feita pela CCEE.
 
Contratos protegem os agentes do preço de curto prazo e são obrigatórios para 100% da carga, sem restrições de prazo no caso do mercado livre. Contratos podem ser registrados após a medição do consumo efetivo. 
 
A não comprovação, além da exposição ao pagamento do PLD, implica no pagamento de penalidades para falta de lastro de contratos de energia e potência.
Fonte: www.abraceel.com.br
 

Quem pode ser livre

A legislação atual estabelece que uma unidade consumidora entendida como ponto de medição, que poderá optar por ser “livre” quando cumprir seu contrato de fornecimento vigente com a concessionária local e deverá atender a uma das condições abaixo:

Ser atendido com tensão igual ou superior a 69 kV e ter demanda de, no mínimo, 3 MW

Ter demanda de, no mínimo, 3 MW e ter sido ligado após 08 de Julho de 1995, independentemente da tensão de fornecimento

Ter demanda de, no mínimo, 500 kW, com qualquer tensão de fornecimento, podendo comprar energia diretamente de "pequenas centrais hidrelétricas – PCHs" ou de outras fontes, tais como eólica, biomassa ou solar. 
 
Abaixo uma tabela para melhor compreensão:
 
Quem pode ser Consumidor Livre
Consumidores
Demanda
Tensão
Potencialmente livres Ligados antes de 08 de julho de 1995 Maior ou igual a 3 MW Maior ou igual a 69 kV
Potencialmente livres Ligados depois de 08 de julho de 1995 Maior ou igual a 3 MW Qualquer
Especiais Atendidos por PCHs e ou fontes alternativas (biomassa, solar e eólica) Maior ou igual a 0,5 MW Qualquer
 
Assim, consumidores potencialmente livres, com demanda maior ou igual a 3 MW, e consumidores especiais, com demanda maior ou igual a 0,5 MW, nas condições acima, podem optar pelo mercado livre.
 
 

Vantagens do Mercado Livre

 
Possibilidades de:

Negociar preço de energia;

Adequação dos montantes contratuais e preços ao perfil de uso diário, mensal e anual de energia;

Efetuar contratações de curto, médio e longo prazo, dependendo das condições da atividade desenvolvida e do nível de preço conjuntural da energia;
 
Negociar a associação da compra de energia com a prestação de serviços adicionais.
 
Para informações adicionais, esclarecimentos de dúvidas, elaboração de orçamentos entre em contato conosco:
 
Cel. e Whats: SP - 11-96182-0035
                       PR - 42-9944-8892
 
E-mails: empresa@empresaverdebrasil.com.br 
               negociosverdes@hotmail.com
 
Skype: empresaverde